O hipismo

Origem do HIPISMO no Brasil:

O primeiro registro histórico de hipismo no Brasil foi o Torneio de Cavalaria realizado em 1641 em Maurícea, onde hoje se localiza Recife-PE. Essa ideia surgiu do príncipe holandês Joao Mauricio de Nassau, o qual tinha chegado no Brasil em 1637 com diversos objetivos de restruturação da cidade e da cultura em si, e uma das metas seria promover competições de hipismo no país. A primeira competição hípica foi composta por dois grupos de cavaleiros: o grupo com holandeses, franceses e ingleses e, no outro grupo, portugueses e brasileiros, onde o vencedor foi o segundo grupo.

Com essa vitória brasileira, o esporte foi ganhando amplo espaço nas regiões, como exemplo, no Rio de Janeiro e São Paulo tornou-se comum corridas e simulações de combate de cavalgadas e competições esportivas. A principal participação era de fazendeiros e aristocratas que gostavam de corridas rasas em areia de praia, e esses tipos de competições faziam parte da rotina da nobreza

Assim, somente em meados do século XIX, essas corridas rasas passaram a ser, oficialmente, disputas após a criação, em 1847, do Clube de Corridas, tendo como presidente o Duque de Caxias. O governo reconheceu a importância da utilização do cavalo como uma arma de guerra e, com isso, buscou acentuar a criação nacional de cavalos no país, começando com a importação de garanhões Puro Sangue Inglês. Essa atitude foi crucial para aumentar cada vez mais o número de corridas e ajudou na criação do Jockey Club Fluminense em 1868 e, pouco tempo depois, em 1885, foi criada outra entidade chamada Derby Club que promovia corridas no local, o qual, posteriormente, foi construído o Estádio do Maracanã. Desde então, o esporte foi evoluindo em suas habilidades, categorias e regras, tornando um esporte de grande prestígio atualmente.

Oficialização dos esportes equestres:

Mas antes de tornar-se o que o hipismo é hoje foi preciso oficializar em lei. Em 1935 ocorreu um movimento para o registro da Federação Brasileira de Hipismo, onde vários estatutos foram criados com diretorias juntamente a Federação Equestre Internacional (FEI) para filiar a nova entidade. Tudo isso foi motivado principalmente pelo crescente número de centros equestres que vinham sendo criados no Brasil, além de possuírem altos níveis de habilidades que demonstravam, claramente, a necessidade de um órgão que validasse e protegesse os talentos de pessoas envolvidas com essa área do hipismo no Brasil. Sendo assim, a lei determinou a formação de federações estaduais onde deveriam se constituir em entidades estaduais, as quais seriam comandadas por uma confederação nacional, sendo esta, por fim, comandada por um órgão superior chamado Confederação Brasileira de Desportos (CBD)